Hoje venho lançar uma nova rubrica que, como o título indica (e se tudo correr bem), será um mini guia sobre as minhas viagens.
O meu primeiro destino não fica longe, mas este ano não estava fácil a neve vir fazer-nos uma visitinha. Um pouco a medo, mas lá chegou... e sejamos francos, há que admitir que o nosso país é espetacular, sem termos de atravessar fronteiras temos tudo... neve no inverno, praias incríveis no verão, paisagens deslumbrantes todo o ano, enfim...

Pronto, com mais de um mês de antecedência lá marquei uma mega viagem, com os amigos, à Serra da Estrela (sempre rezando muito para que nevasse). Éramos 8, portanto decidimos logo à partida que queríamos arranjar uma casa onde pudéssemos ficar todos juntos para que o fim de semana fosse um animação constante!



Ficámos alojados no Sabugueiro, a aldeia mais alta de Portugal, localizada a 1.100 metros de altitude e, portanto, muito perto da Torre. Ficámos nas Casas do Cruzeiro, mais especificamente num T3 duplex (de nome Sofia III) com 1 quarto de casal, 2 quartos com 2 camas individuais cada e ainda 3 sofás cama na sala com capacidade para 2 pessoas cada um, portanto ficamos numa casa que albergava 12 pessoas. Para além disto a casa tinha 3 casas de banho, aquecimento em todas as divisões, lareira, lenha para a lareira e kitchnet! Que mais é que se podia pedir? Com uns jogos de tabuleiro, a noite estava feita!
Sinceramente, só tenho a dizer maravilhas desta estadia... a nossa carrinha ficou estacionada, literalmente, à porta de casa, todos os dias tivemos pequeno-almoço na receção (a 1 min a pé de casa), com produtos típicos da região.



No sábado fomos fazer a típica visita à Torre onde pudemos usufruir de um belo "sku", dado que não quisemos pagar para ir para as estâncias de ski. A única parte chata desta visita foi arranjar lugar para estacionar... Nós chegamos à Torre por volta das 11h e aquilo estava um caos! Filas intermináaaaaaaaaaaaaveis... e depois é um totoloto para arranjar um lugar, uma vez que não se pode parar em lugar nenhum à espera, é sempre a andar.



Da parte da tarde, fomos explorar a aldeia, comer o típico queijo da serra e uma tábua de presuntos, coisa que aconselho antes a comprarem o pão, o queijo e as minis e comerem e beberem em casa (fica muito mais barato). Para além disto, tivemos a oportunidade de assistir a um workshop gratuito de como fazer pão de centeio, e obviamente depois pudemos provar a iguaria acompanhada de jeropiga ou aguardente (para os mais valentes).


Foi nesta altura que aconteceu o momento mais caricato da viagem... Tivemos a oportunidade de conhecer o dono das Casas do Cruzeiro, o Dr. Alberto, que nos convidou para irmos jantar à sua Quinta do Crestelo em Seia, pois lá iria haver um Jantar de Matança do Porco com bailarico e tudo incluído (por €16,50). Posso dizer que comemos até não caber mais... Eram 6 pratos deliciosos, desde morcela, alheira, favas, grão de bico, torresmos, fêveras, batata cozida, etc.. etc.. ah! e a acrescentar a isto uma mesa cheia de sobremesas típicas. Tudo isto ao som de música popular portuguesa!

Foi uma estadia em cheio que poderia muito bem ter sido só isto, mas não... No dia seguinte voltámos à Quinta para irmos buscar uns requeijões que nos ficaram prometidos (os que nos serviam ao pequeno almoço e que duravam 30 seg em cima da mesa de servir) e também podemos trazer doce de abóbora, ambos produzidos na quinta.



No regresso decidimos fazer um pequeno desvio (julgava eu até ter ficado branca com tanto curva) e fomos visitar as Aldeias de Xisto, no Piódão. Tenho a dizer que a beleza de Portugal é sem dúvida colossal e interminável, pelo caminho tivemos oportunidade de contemplar a magnitude do Parque da Serra da Estrela e o quão bonita a serra realmente é. Quanto às aldeias, vale de facto a pena ir lá visitar, porque além de muito bonitas, são diferentes de tudo o que já vimos.
Como é óbvio para rematar a viagem, quando já achávamos que já não conseguíamos comer mais nada, decidimos finalizar com mais um pão com presunto e queijo da serra (no meu caso paio, que não gosto de presunto).

Espero não me ter alongado muito, mas aqui fica a minha história em formato de guia para quem quiser visitar a Serra da Estrela. E vocês onde costumam ficar? Já conheciam estes sítios?

2 comentários

  1. Eu cheia de vontade de ir à Serra e tu com estas fotos e histórias de queijos e presuntos! Vou chorar ;)
    Gostei muito da partilha! Bjs, CH

    erambonecasdepapel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É aproveitar agora que o tempo está frio! Encontras sítios baratinhos, no ano passado fiquei na Pousada da Juventude nas Penhas da Saúde! Super barato, uma boa opção para se forem menos pessoas! :)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.

Instagram